Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/844
Tipo do documento: Tese
Título: Stress e qualidade de vida dos cuidadores de crianças portadoras de Síndrome de Down
Autor: Cavalcanti, Gabriela de Almeida 
Primeiro orientador: Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida
Primeiro membro da banca: Santos, Maria de Fatima de Souza
Segundo membro da banca: Santana, Suely de Melo
Resumo: Esta dissertação trata de uma pesquisa que teve como objetivo investigar o nível de stress e a qualidade de vida dos cuidadores de crianças com a Síndrome de Down (SD) e a dinâmica destas famílias. É composta por três artigos: o primeiro pretendeu realizar uma revisão da literatura nas seguintes bases de dados: Pubmed, MedLine, PsycInfo, e Lilacs, a partir de palavras-chave, como: Síndrome de Down e impacto familiar. Foram selecionados 48 artigos, publicados nos últimos 10 anos. Foi constatado que nos estudos que tratam do portador da SD e sua família, a maioria se referia ao impacto e ao luto diante da notícia de que seu filho era Down. Isto despertou o interesse em investigar a dinâmica de famílias de crianças Down. Este foi o ponto de partida para a realização do segundo estudo, empírico e qualitativo, que teve como objetivo analisar, através de uma Entrevista Semiestruturada, a dinâmica de famílias que possuem crianças com a SD. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo e constatou-se que o diagnóstico tardio e o despreparo emocional do médico para dar a notícia dificultam a aceitação da criança Down por parte das famílias, despertando, nos cuidadores, sentimentos de choque, tristeza, revolta e negação. Além disso, observou-se que cada momento da vida vem permeado de preocupações específicas que podem gerar stress, o que deu origem ao terceiro e último estudo desta dissertação que pretendeu analisar o stress e a qualidade de vida dos cuidadores dessas crianças, utilizando dois instrumentos: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (2000) e Inventário de Qualidade de Vida (Lipp & Rocha, 1996). Os resultados deste estudo mostram que os cuidadores que trabalham são menos estressados e que aqueles que são mais estressados têm sua qualidade de vida reduzida, principalmente do ponto de vista da saúde.
Palavras-chave: psicologia clínica
psicologia infantil
paralisia cerebral nas crianças - aspectos psicológicos
cuidadores
stress (psicologia)
Down, Síndrome de
dissertaçõe
clinical psychology
children psychology
cerebral palsied children - psychological aspects
caregivers
stress (psychological)
down syndrome
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Psicologia Clínica
Programa: Doutorado em Psicologia Clínica
Citação: CAVALCANTI, Gabriela de Almeida. Stress e qualidade de vida dos cuidadores de crianças portadoras de Síndrome de Down. 2013. 96 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/844
Data de defesa: 12-Abr-2013
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
gabriela_almeida_cavalcanti.pdf25,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.