Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ertz Clarck Melindre dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1029921457773113por
dc.contributor.advisor1Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6789160662822616por
dc.contributor.referee1Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818189523805466por
dc.contributor.referee2Soares, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2240014218572495por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:29:22Z-
dc.date.available2016-07-21-
dc.date.issued2013-06-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Ertz Clarck Melindre dos. Sexo/gênero/desejo no filme Labirinto de Paixões, de Pedro Almodóvar. 2013. 73 f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/852-
dc.description.resumoNesta dissertação pretendeu-se analisar, no filme Labirinto de paixões (1982), de Pedro Almodóvar, as performances sexuais dos personagens protagonistas Riza Niro (Imanol Arias) e Sexilia (Cecilia Roth), problematizando as visões binárias de sexo/sexualidades/gênero. A perspectiva teórica adotada neste trabalho teve, como um dos seus pilares, a Teoria Queer e Judith Butler como uma de suas principais representantes. A película foi tomada como uma espécie de documento e os personagens protagonistas Riza Niro e Sexilia serviram como pretexto/pré-texto para discutir um sujeito que apresenta múltiplas possibilidades de práticas sexuais. Os resultados da análise trazem reflexões importantes a cerca do quanto as performances de gênero/sexualidade podem ser variadas. No entanto, elas não são sustentadas no ideário das pessoas, embora a visão binária homem/pênis, mulher /vagina seja constantemente reforçada e mantida pela heteronormatividade, algo que reforça a segregação das demais práticas sexuais existentes e exercidas. Questões como o que podem ser homem, mulher, gay, lésbica e outras caracterizações afins, ficam diluídas e insípidas diante das performances que escapam aos enquadramentos impostos pela visão hegemônica do que são sexualidade e gênero. Comportamentos sexuais são postos em cheque quando, em um filme de 1982, ou seja, há 30 anos, já nos é apresentado um conjunto de personagens que possuem uma maneira diferenciada e plástica de se colocar diante da vida e das suas sexualidades. Esperamos que esta pesquisa contribua para uma reflexão psicológica liberta dos binarismos sexo/gênero, heterosexualidade compulsória e heteronormatividade, além de trazer uma reflexão também educacional sobre como podem ser flexíveis, isto é, não cristalizados, os modos de vida.por
dc.description.abstractThis dissertation aims at analyzing, in the film Labyrinth of Passions (1982), Pedro Almodóvar, the sexual performances of the main characters Riza Niro (Imanol Arias) and Sexilia (Cecilia Roth), discussing the visions binary sex / sexuality / gender. The theoretical approach adopted in this study had as one of its pillars, Queer Theory and Judith Butler as one of its main representatives. The film was made as a kind of document, and the main characters Riza Niro and Sexilia as a pretext / pre-text to discuss a subject that presents multiple possibilities of sexual practices. The analysis results bring important reflections about the performances as gender / sexuality can be varied. However, they are not sustained in the mindset of the people, although the vision binary man / penis woman / pussy is constantly reinforced and maintained by heteronormativity, which reinforces the segregation of other sexual practices existing and exercised. Issues like that can be man, woman, gay, lesbian and other related characterizations, are diluted and insipid performances before escaping the frameworks imposed by hegemonic view of sexuality and gender are. Sexual behaviors are put into question when, in a 1982 film, ie, 30 years ago, now we are presented with a set of characters that have a different way and to put plastic on life and their sexualities. We hope that this research will contribute to a psychological reflection of release binaries sex / gender, heteronormativity and compulsory heterosexuality, and also bring a reflection on how education can be flexible, that is, not crystallized, the ways of life.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:29:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ertz_clarck_melindres_santos.pdf: 22379628 bytes, checksum: e541a018bce4ab632197c9df0b0b155f (MD5) Previous issue date: 2013-06-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectsexopor
dc.subjectdesejopor
dc.subjectidentidade de gêneropor
dc.subjectteoria queerpor
dc.subjectcinemapor
dc.subjectAlmodóvar, Pedro, 1951-por
dc.subjectclinical psychology, sex, desire, gender identity, queer theory, filmeng
dc.subjectAlmodóvar, Pedro, 1951-eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleSexo/gênero/desejo no filme Labirinto de Paixões, de Pedro Almodóvarpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ertz_clarck_melindres_santos.pdf21,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.