Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/858
Tipo do documento: Tese
Título: Quando a pele faz a passagem: roteiro tese do filme A pele que eu habito
Autor: Silva, Taciano Valério Alves da 
Primeiro orientador: Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida
Primeiro coorientador: Vieira, Luciana Leila Fontes
Primeiro membro da banca: Ferreira, Alexandre Figueirôa
Segundo membro da banca: Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares
Terceiro membro da banca: Nardi, Henrique Caetano
Resumo: A presente tese empreende uma análise do filme A Pele que Habito (2011) do cineasta Pedro Almodóvar, discutindo a pele como metonímia/fronteira da identidade de gênero. Logo, a dinâmica do filme emerge diante das intricadas redes que se formam em torno do personagem binômio Vicente/Vera, que vivencia uma mudança de sexo à revelia da sua vontade. Para tanto, fazemos uso da gramática fílmica, procurando estabelecer, a partir de planos cinematográficos específicos, os lugares que vão problematizar a pele como fronteira da identidade de gênero. Diante disso, constituiu-se como dimensão teórica para a nossa análise o conceito deleuziano de rizoma, cuja discussão aprofunda o nosso eixo de investigação pela característica que põe como lugar fundante a necessidade de pensarmos os fenômenos que aparecem nas imagens. A escolha dos fotogramas acompanha a dimensão dos acontecimentos, surgindo, assim, multiplicidades de possibilidades para interpretações em que encontramos como aliados, Foucault e Deleuze, para adensar nossa investigação. Por fim, a condição do filme A Pele que Habito nos afigura com características diversas e consequentemente gera efeitos, construindo outras vias de aberturas para pensarmos outras possibilidades das questões de gênero. Certamente, a pele enquanto metonímia aglutina essas vias, porém, no filme, vamos vivenciar esses efeitos dentro de territórios perfilados pelo poder e pela resistência.
Abstract: This thesis carries out an analysis on the film A Pele que Habito (2011) by the director Pedro Almodóvar discussing the skin as a metonymic frontier of the gender identity. Therefore, the dynamics of the film emerges from the intricate webs which the binomial character Vicente/Vera, who goes through a sex-change operation by default. Thus, we have used the filmic language searching to establish, from the specific filmic takes, the places which are going to discuss the skin as a frontier of the gender identity. As a result, a theoretical extent has been constituted for our analysis, the rizhome deleuzean concept, whose discussion goes deeper into our axis of investigation into the characteristic which puts as a fundamental place the necessity of thinking about the phenomena which appear in the images. The choice of the frames goes with the dimension of the happenings, appearing, so, multiple possibilities of interpretation in which we find Foucault and Deleuze to deepen our investigation. At last, the condition of A Pele que Habito appears to us as different characteristics and consequently conceives effects building other ways leading us to other possibilities concerning to the matter of gender. Certainly, the skin as metonymy binds these ways, though, in the film we are going to experience these effects inside territories profiled by the power and resistance.
Palavras-chave: psicologia clínica
sexo
cinema
identidade de gênero
dissertações
clinical psychology
sex
cinema
gender identity
dissertations
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Psicologia Clínica
Programa: Doutorado em Psicologia Clínica
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/858
Data de defesa: 25-Nov-2014
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
taciano_valerio_alves_silva.pdf25,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.