Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/858
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Taciano Valério Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3888370756685273por
dc.contributor.advisor1Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6789160662822616por
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Luciana Leila Fontes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4724980464438407por
dc.contributor.referee1Ferreira, Alexandre Figueirôa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0701178560479085por
dc.contributor.referee2Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818189523805466por
dc.contributor.referee3Nardi, Henrique Caetano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9591044257330893por
dc.date.accessioned2017-06-01T18:29:26Z-
dc.date.available2015-03-18-
dc.date.issued2014-11-25-
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/858-
dc.description.resumoA presente tese empreende uma análise do filme A Pele que Habito (2011) do cineasta Pedro Almodóvar, discutindo a pele como metonímia/fronteira da identidade de gênero. Logo, a dinâmica do filme emerge diante das intricadas redes que se formam em torno do personagem binômio Vicente/Vera, que vivencia uma mudança de sexo à revelia da sua vontade. Para tanto, fazemos uso da gramática fílmica, procurando estabelecer, a partir de planos cinematográficos específicos, os lugares que vão problematizar a pele como fronteira da identidade de gênero. Diante disso, constituiu-se como dimensão teórica para a nossa análise o conceito deleuziano de rizoma, cuja discussão aprofunda o nosso eixo de investigação pela característica que põe como lugar fundante a necessidade de pensarmos os fenômenos que aparecem nas imagens. A escolha dos fotogramas acompanha a dimensão dos acontecimentos, surgindo, assim, multiplicidades de possibilidades para interpretações em que encontramos como aliados, Foucault e Deleuze, para adensar nossa investigação. Por fim, a condição do filme A Pele que Habito nos afigura com características diversas e consequentemente gera efeitos, construindo outras vias de aberturas para pensarmos outras possibilidades das questões de gênero. Certamente, a pele enquanto metonímia aglutina essas vias, porém, no filme, vamos vivenciar esses efeitos dentro de territórios perfilados pelo poder e pela resistência.por
dc.description.abstractThis thesis carries out an analysis on the film A Pele que Habito (2011) by the director Pedro Almodóvar discussing the skin as a metonymic frontier of the gender identity. Therefore, the dynamics of the film emerges from the intricate webs which the binomial character Vicente/Vera, who goes through a sex-change operation by default. Thus, we have used the filmic language searching to establish, from the specific filmic takes, the places which are going to discuss the skin as a frontier of the gender identity. As a result, a theoretical extent has been constituted for our analysis, the rizhome deleuzean concept, whose discussion goes deeper into our axis of investigation into the characteristic which puts as a fundamental place the necessity of thinking about the phenomena which appear in the images. The choice of the frames goes with the dimension of the happenings, appearing, so, multiple possibilities of interpretation in which we find Foucault and Deleuze to deepen our investigation. At last, the condition of A Pele que Habito appears to us as different characteristics and consequently conceives effects building other ways leading us to other possibilities concerning to the matter of gender. Certainly, the skin as metonymy binds these ways, though, in the film we are going to experience these effects inside territories profiled by the power and resistance.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T18:29:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 taciano_valerio_alves_silva.pdf: 26299087 bytes, checksum: acf1d98d97164ca990c1c8ed086aac8b (MD5) Previous issue date: 2014-11-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentPsicologia Clínicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Psicologia Clínicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectsexopor
dc.subjectcinemapor
dc.subjectidentidade de gêneropor
dc.subjectdissertaçõespor
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectsexeng
dc.subjectcinemaeng
dc.subjectgender identityeng
dc.subjectdissertationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleQuando a pele faz a passagem: roteiro tese do filme A pele que eu habitopor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
taciano_valerio_alves_silva.pdf25,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.