Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/898
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contos de fadas: uma ferramenta no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças cegas
Autor: Nascimento, Ana Lúcia do 
Primeiro orientador: Cavalcanti, Wanilda Maria Alves
Primeiro membro da banca: Faria, Evangelina Maria Brito de
Segundo membro da banca: Matos, Junot Cornélio
Resumo: Conhecer o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de uma criança cega é de fundamental importância, tal qual o das demais crianças. Constata-se que é necessário o emprego de algumas ferramentas para que este sujeito não seja impactado em seu caminho, devido, principalmente, ao acúmulo de dificuldades que se interpõem na fase inicial da sua vida. São indispensáveis vários estímulos, para que cada ser humano constitua-se como os outros, descobrindo talentos e qualidades, além de buscar continuamente as possibilidades para exercer a sua cidadania e jamais sentir-se ”deficiente”. É por acreditar neste conceito que realizamos esta pesquisa, sendo a amostra constituída por três crianças cegas que freqüentam escolas da rede pública de Pernambuco com idade variando entre cinco e seis anos. O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos do emprego dos contos de fadas na ampliação da comunicação de crianças cegas. Os estímulos oferecidos foram às narrativas dos contos de fadas dos Irmãos Grimm. Após ser concluída esta atividade, foram observadas as expressões orais, bem como as trocas comunicativas manifestadas por tais crianças. Os encontros foram gravados, transcritos e posteriormente analisados. As análises foram feitas tendo como parâmetro as sugestões da abordagem qualitativa por melhor adequar-se a esse tipo de estudo. Tais análises comprovaram que a utilização das narrativas dos contos de fadas podem se constituir uma ferramenta importante para estimular o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças cegas, trazendo-lhes um desempenho mais expressivo, no que se refere, especialmente, a comunicação oral, além de se constituir um recurso que promove a interação social no espaço escolar. Uma das aspirações deste trabalho é apontar caminhos alternativos que possam trazer melhor qualidade ao período de escolaridade destas crianças, bem como reforçar a busca de novas pesquisas nesta área de conhecimento.
Abstract: It is of fundamental importance to know the process of acquisition and development of language in blind children as that in other children. It is also necessary to use some advisable tolls so as not to impact those children on their way, mainly due to the accumulation of difficulties that interferes in the early stages of their lives. Several stimuli are essential, the most diverse as possible, so that each human being is just like the other, discovering talents and qualities and continually seeking opportunities to exercise the citizenship and nerve feeling different form the others. This research will be submitted with the main purpose of verifying the importance of fairy tales as a facilitator in the process of acquisition and development of language in blind children. The sample will be constituted by blind children who attend public schools in the state of Pernambuco, and are five to six years of age. The stimuli appear in the narrative (or reading) of the fairy tales of the Grimm Brothers. After having completed such activity the uterrance and the communicative exchanges expressed by these children will be observed. Finally the results will be analyzed from a qualitative approach to better match the type of study. The respective investigation may contribute to the science and the social inclusion process, specifically to include school, bringing a more expressive performance of blind children especially with reference to oral communication.
Palavras-chave: lingüística
cegueira
aquisição de linguagem
cegos - linguagem
contos de fadas
dissertações
linguistics
blindness
language acquisition
blindness - language
fairy tales
dissertation
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA#
#7955259954785510783#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação#
#-8854052368273140835#
#500
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem#
#2724172099063601567#
#500
Citação: NASCIMENTO, Ana Lúcia do. Contos de fadas: uma ferramenta no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças cegas. 2010. 133 f. : Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/898
Data de defesa: 6-Jul-2010
Aparece nas coleções:Ciencias da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ana_lucia_nascimento.pdfDissertação na íntegra652,53 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.