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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/920
Tipo do documento: Dissertação
Título: Repercussões da intervenção fonoaudiológica em falantes de uma segunda língua.
Autor: Cananéa, Ingrid Chaves 
Primeiro orientador: Silveira, Erideise Gurgel da Costa
Primeiro membro da banca: Costa, Maria Lúcia Gurgel da
Resumo: O presente estudo tem por objetivo comparar a pronúncia das consoantes do inglês americano entre um grupo de falantes desta língua como língua estrangeira antes e após a intervenção fonoaudiológica. Foi traçado um perfil fonético dos estudantes de inglês norte americano como língua estrangeira, verificando desvios e/ou dificuldades fonéticas na aquisição das consoantes. Para a análise foram observadas as mudanças na produção das consoantes da língua estrangeira após a intervenção fonoaudiológica e comparado o desempenho fonético inicial com o final, utilizando a análise acústica para obtenção de resultados objetivos. Essa discussão aponta a inserção de técnicas fonoaudiológicas como estratégia para ensino de pronúncia em língua inglesa. Foram selecionados 6 sujeitos que estudavam o inglês norteamericano a no mínimo 1 e no máximo 3 anos, e que tivessem dado inicio a esse estudo após os 18 anos de idade, sendo 2 do sexo masculino e 4 do feminino. As gravações foram realizadas em ambiente silencioso. Para a realização da análise acústica foram utilizadas o Audacity, versão 1.3 beta e o Praat, versão 5.0.47. Os resultados foram discutidos e fundamentados por meio da teoria acústica de produção de fala e intervenção fonoaudiológica. Observou-se a possibilidade de mudança no padrão articulatório dos fonemas escolhidos para estudantes adultos do inglês norte americano como segunda língua. Houve mudança de padrão articulatório satisfatório em 100% dos sujeitos com dificuldade nas africadas alveolares surdas e sonoras e para a palatal líquida sonora; 83,3% dos sujeitos com dificuldade nas fricativas dentais surdas e 66,6% dos sujeitos com dificuldade nas fricativas dentais sonoras. Espera-se contribuir para a ampliação do campo de estudo e trabalho do fonoaudiólogo no que toca a melhora da pronúncia de estudantes de língua estrangeira.
Abstract: The aim of this study is to compare the pronunciation of consonants in American English among a group of speakers of this language as a foreign language before and after speech therapy. It outlined a phonetic profile of students of American English as a foreign language noting difficulties on consonants pronunciation. For this analysis, changes on consonant production after speech therapy were observed, comparing the initial with final pronunciation performance. It was used the acoustic analysis to obtain objective results. This discussion suggests the inclusion of speech therapy as a strategy for teaching pronunciation in English. In this study, it was selected 6 students of American English as second language for at least 1 year and maximum 3 years and had started this study after 18 years old, 2 males and 4 females. The recordings were performed in quiet environment. To perform the acoustic analysis it was used the computer programs Audacity, version 1.3 beta and Praat, version 5.0.47. The results were discussed and substantiated in the acoustic theory of speech production and the use of speech therapy. The results pointed out the possibility of change in the pattern of articulatory phonemes chosen for adult learners of American English as a foreign language. There were satisfactory articulatory changes in 100% of students with difficulty on voiced and unvoiced affricative alveolar and on palatal liquid voiced, 83.3% of students with difficulty on unvoiced fricative dental and 66.6% of students with difficulty on voiced dental fricative. From this study, it is expected to contribute to the expansion of the field of study and work of the Speech Therapists as to improve student's pronunciation of a foreign language through the speech therapy.
Palavras-chave: english language - pronounced
speech therapy
dissertations
língua inglesa - pronúncia
fonoaudiologia
dissertações
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA#
#7955259954785510783#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação#
#-8854052368273140835#
#500
Programa: Mestrado em Ciências da Linguagem#
#2724172099063601567#
#500
Citação: CANANÉA, Ingrid Chaves. Repercussões da intervenção fonoaudiológica em falantes de uma segunda língua. 2009. 82, [5] f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/920
Data de defesa: 30-Jul-2010
Appears in Collections:Ciencias da Linguagem

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