Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/932
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cláudia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9609256874213369por
dc.contributor.advisor1Francisco, Ana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5002638100198759por
dc.contributor.referee1Barreto, Carmem Lúcia Brito Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4818189523805466por
dc.contributor.referee2Dias, Cristina Maria de Souza Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528859018436620por
dc.contributor.referee3Patriota, Karla Regina Macena Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518204311819015por
dc.contributor.referee4Santos, Suely Emília de Barros-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9587785855933174por
dc.date.accessioned2017-12-04T17:01:50Z-
dc.date.issued2017-08-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Cláudia da Silva. Cartografia de um ambiente escolar com discentes do IFPE em uma abordagem sociodramática. 2017. 151 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Doutorado em Psicologia Clínica, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/932-
dc.description.resumoEste trabalho de tese cartografou o modo como são percebidas as práticas docentes a partir do olhar de um grupo de alunos do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE. Pretendíamos, através de uma abordagem interventiva e com a utilização do Sociodrama, estimular os participantes à dramatização de suas relações e experiências na ambiência escolar. Participaram, pois, da pesquisa de campo, alunos adolescentes do Ensino Médio Integrado, do curso de Eletrônica, que frequentavam as aulas, no Campus Recife, a maioria advinda da periferia da cidade e com condições socioeconômicas precárias. O trabalho foi realizado em grupos e a escolha da modalidade interventiva sociodramática nos pareceu pertinente na medida em que possibilitaria a re-significação da relação aluno-aluno, aluno-professor, professor-professor. Acreditamos que a compreensão da experiência vivida, dos conflitos institucionais e pessoais, e o estímulo para iniciativas de criação de espaços de diálogos, é um potente caminho para aprendizagens significativas dotadas de sentido à comunidade acadêmica. O método cartográfico constituiu o solo no qual o processo sociodramático se realizou, permitindo traçar as configurações subjetivas dos estudantes quanto aos seus processos de aprendizagem, bem como o lugar do professor e da Instituição em sua vida escolar e cotidiana. As sessões sociodramáticas desvelaram uma realidade escolar preocupante e carente de cuidados. Nos encontros, percebemos como a decisão em se optar por um curso técnico foi influenciada pela família. Nas dramatizações, ficou evidenciado, no entanto, como essas famílias não acompanham os estudantes ao longo da realização do curso. Eles sentem a pressão da unidade familiar, somada à cobrança dos professores. Os docentes, por sua vez, oriundos das chamadas áreas “duras” da Ciência, em sua maioria, não possuem Licenciatura, o que os educandos, veem como aspecto negativo, pois a ausência de didática, na visão deles, prejudica o processo ensino-aprendizagem. A maior parte dos professores é apresentada como incompreensiva, exigente e rigorosa demais, quando o assunto são as notas e as dificuldade em se compreender os componentes curriculares. Estes elementos nos levam a propor uma profunda revisão, focada menos em conteúdos programáticos e mais atenta aos aspectos intrasubjetivos e afetivos, bem como, na medida do possível, a oferta de espaços, inclusive com sessões sociodramáticas, para que alunos e professores expressem e re-pensem o cotidiano escolar.por
dc.description.abstractThis work sought to chart the way teaching practices are perceived from the look of a group of students from the Federal Institute of Pernambuco – IFPE. It was intended, through an interventional approach and using Sociodrama, to stimulate participants to dramatize their relationships and experiences at the school environment. Adolescent students attending Electronic course at secondary school level in Campus Recife (IFPE) participated the field research. Most of these students live in the outskirts of the city and have poor socioeconomic conditions. The work was developed in groups and the choice of the interventional sociodramatic mode seemed pertinent to the extent that would make the (re) signification of the relationship student-student, student-teacher, teacher-teacher. It is believed that the understanding of this experience, as well as the comprehension of the institutional and personal conflicts and the motivation to create spaces of dialogue consist on a powerful way to meaningful learning within the academic community. The cartographic method was the ground on which the sociodramatic process took place, allowing to trace the students’ subjective settings concerning their learning processes, as well as the place of the teacher and of the institution in their daily school life. Sociodramatic sessions unfolded a needy and worrying school reality. During the meetings, It was realized how the decision to opt for a technical course was influenced by the family. However, during the drama performances, it became notorious that these families do not take care of the students throughout the course. They feel the pressure of the family and the teachers’ demands. On the other hand, most teachers come from the “hard” areas of Science and do not have a licentiate degree in teaching, which is seen as a problem by the students. For them, the absence of didactics undermines the teachinglearning process. Most of the teachers are presented as incomprehensible, rigorous and extremely demanding in terms of marks. These elements lead us to propose a thorough review, less focused on syllabus and more careful with intrasubjective and affective aspects. As well as the supply of spaces, including sociodramatic sessions, for students and teachers to talk and (re) think about their daily school life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2017-12-04T17:01:50Z No. of bitstreams: 1 claudia_silva_santos.pdf: 5686257 bytes, checksum: 0c0c7578c0a2a8dae4b93325e35e3544 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-04T17:01:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 claudia_silva_santos.pdf: 5686257 bytes, checksum: 0c0c7578c0a2a8dae4b93325e35e3544 (MD5) Previous issue date: 2017-08-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação#por
dc.publisher.department#-8854052368273140835#por
dc.publisher.department#500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Psicologia Clínica#por
dc.publisher.program#-1750668812972093704#por
dc.publisher.program#500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttheseseng
dc.subjectclinical psychologyeng
dc.subjectprofessional educationeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectcartographyeng
dc.subjectteacherseng
dc.subjecttesespor
dc.subjectpsicologia clínicapor
dc.subjectensino profissionalpor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectcartografiapor
dc.subjectprofessorespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA#por
dc.subject.cnpq#3411867255817377423#por
dc.subject.cnpq#600por
dc.titleCartografia de um ambiente escolar com discentes do IFPE em uma abordagem sociodramática.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudia_silva_santos.pdfTese na íntegra5,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.