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Tipo do documento: Dissertação
Título: Protagonismo sociopolítico e religioso: uma análise do Movimento dos Focolares na cidade do Recife através da "teoria da ação comunicativa" de Jürgen Habermas
Autor: Claudino, Francisca Iolani Fernandes 
Primeiro orientador: Lima, Degislando Nóbrega de
Primeiro membro da banca: Rocha, Heitor Costa Lima da
Segundo membro da banca: Costa, Marcos Roberto Nunes
Resumo: O presente Trabalho discute as práticas sociais de pessoas, ligadas ao Movimento dos Focolares, da cidade do Recife, (o protagonismo sociopolítico e religioso) fundamentado naquilo que Jürgen Habermas denomina “razão comunicativa”, através da “ética do discurso”. Na sociedade Moderna, a “razão instrumental” exacerbada, característica do Capitalismo, canaliza as ações para determinados fins utilitaristas. Os relacionamentos humanos, assim, tendem à degradação, a tirar proveito, à contratação: são relações análogas à compra e venda. Ainda mais, a vulgar interpretação do amor se mistura ao egoísmo em que cada um procura ganhar, e os nobres sentimentos desta maneira sempre se definham e são sufocados. No entanto, a Teoria da Ação Comunicativa visa ao entendimento, através da linguagem, tendo como parâmetro, o consenso, em que os atores agem na liberdade. A linguagem coordena as ações: pretende ter uma função emancipadora. Trata-se de uma abordagem direcionada aos vários aspectos da construção da identidade humana, na relação social. Partindo da analise do discurso do material colhido, nas entrevistas tornou viável traçar um paralelo entre as propostas de vida que as pessoas do Movimento dos Focolares assumiram, como meta, a vivência da “Arte de Amar”, da Fraternidade universal, da Unidade na diversidade e os pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa, i é a prática do melhor argumento, o diálogo. Registro de análise dos depoimentos identificou a correspondência dos objetivos do Movimento dos Focolares com os conceitos de Racionalidade Comunicativa e da Ética do Discurso de Habermas. O cerne desta Pesquisa está no reconhecimento de valores que dão sentido a ações que levam ao protagonismo do grupo, em estudo.
Abstract: This Work discusses persons-who are bonded to the Focolari Movement - social practices (sociopolitical and religious protagonism), based - this work debate - in Jürgen Habermas “Communicative Reason” i. e. Jurgen Habermas’ conception through his “discourse Ethics”. In modern society, “Instrumental, Reason” in its exarcebated sense, typical to Capitalism, conveys, as a kind, a sort of channel, man actions toward determined upshots, so to say inescapable purposes. Human rapports tend, are conducted to degradation, to take profit from everything and everyone, to bargain; they are rapports that are analogous, in all senses, to purchase and selling. In deeper instances, love vulgar interpretation is confounded with egoism, mixes with selfishness with each one in seeks to gain greedly always to detriment to the noblest feelings that are supposed to be, at any cost, suppressed. Nevertheless, “The Theory of Communicative Action” aims at understanding, through language, having as parameter “Consensus” which the actors behave in at liberty. Language coordinates men actions: it pretends having, aims at having an emancipating function. One is dealing with an approach directed to human identity construction, building several aspects, in a social rapport which, i.e. the abovementioned approach, based, founded in the Focolari Movement, departing from Discourse Analysis about the gathered material through interviews rendered, made possible, workable a certain parallel, comparison between the life proposals that the Focolari Movement persons adopted as their life goal, their utmost life purpose, their “Art of Love” liveliness, as well as they embraced Universal Fraternity and unity in diversity ideals, between, so to say, all these conceptions and deeds and the “Communicative Action Theory” presuppositions, so to say: best argument practice is dialogue. It was, also, possible to observe, to verify that both these conceptions constitutive elements are intercomplementary, compatible in their nature, being both these of them, nearly, each other foundation. At least, as one understands Jürgen Habermas`s theory, on can the Focolari Movement`s ideas, so to say Ideal. This research’s nucleus is found in the values recognition that bestows a great sense, meaning to actions, deeds that bring forth to this studied group protagonism.
Palavras-chave: Habermas, Jürgen, 1929- philosophy
discourse analysis
dissertation
Habermas, Jürgen, 1929 - filosofia
movimento dos Focolares
análise do discurso
dissertações
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA#
#-2134759983998029892#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação#
#-8854052368273140835#
#500
Programa: Mestrado em Ciências da Religião#
#5468223359720387896#
#500
Citação: CLAUDINO, Francisca Iolani Fernandes. Protagonismo sociopolítico e religioso: uma análise do Movimento dos Focolares na cidade do Recife através da 'teoria da ação comunicativa' de Jürgen Habermas. 2007. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. Pró-reitoria Acadêmica. Programa do Mestrado em Ciências da Religião, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/937
Data de defesa: 28-Jun-2007
Appears in Collections:Ciencias da Religiao

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