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dc.creatorAlves, Eglailza Sobral Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8897569898018923por
dc.contributor.advisor1Passos, Maria Consuêlo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8776158790365624por
dc.contributor.referee1Donard, Véronique-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8052734442799527por
dc.contributor.referee2Jerusalinsky, Julieta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321914141763316por
dc.date.accessioned2018-01-03T14:09:18Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationAlves, Eglailza Sobral Rodrigues. A psicanálise como terapêutica para o autismo: contribuições e polêmicas quanto à sua participação nas políticas de saúde para criança. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife .por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/943-
dc.description.resumoO autismo é objeto de estudo da Psicanálise desde que foi categorizado pela nosologia psiquiátrica, passando depois por diferentes enquadramentos e nomeações, em classificações psicopatológicas atravessadas por concepções epistemológicas distintas. Ele representa um grupo complexo de transtornos do desenvolvimento e pode ocasionar alterações cognitivas, emocionais e relacionais. Portanto, não tem uma única apresentação clínica, tampouco apenas uma causalidade, exigindo diversas terapêuticas para sua detecção e tratamento. No Brasil, exatamente no período de amplo debate e conquistas de direitos para as pessoas com autismo e suas famílias, através da instituição da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, em 2012, surgiram impedimentos ao exercício da Psicanálise na atenção a esse público, no âmbito das políticas de saúde. Nesse cenário conflituoso foi organizado um movimento social em defesa da aplicação de múltiplas abordagens no trabalho com pessoas com autismo, o Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP). O objetivo desta pesquisa de natureza qualitativa foi, portanto, analisar a tensão entre a tentativa de afastamento das práticas psicanalíticas do cenário das políticas de saúde para crianças com autismo e suas famílias no Brasil e o posicionamento dos psicanalistas frente a esse ato político. Os dados foram coletados em bibliografias e através de entrevista semiestruturada, realizada com uma amostra do tipo proposital, composta por 6 (seis) psicanalistas filiados ao MPASP. A discussão e a análise crítica das entrevistas foram realizadas buscando a interpretação dos significados manifestos e latentes dos dados coletados, ultrapassando o caráter meramente descritivo do discurso. Os resultados indicaram que a tensão ocorrida no campo político oportunizou à Psicanálise a construção de um lugar representativo na elaboração e implementação de políticas públicas de saúde, através do MPASP. Constatou-se também que o cenário mais atual da inserção da Psicanálise na atenção às crianças com autismo tem sido o da clínica ampliada. Nesse cenário, evidenciou-se a presença da situação analisante, - proposta por Figueiredo (2011) como a principal tarefa do psicanalista em direção à sustentação da fala nos limiares da linguagem -, assegurando a efetividade da práxis psicanalítica. Desse modo, concluiu-se que a Psicanálise se renova, alcançando diferentes cenários de atenção à criança com autismo ou sob o risco de desenvolvimento infantil, sem perder de vista a emergência do sujeito do inconsciente.por
dc.description.abstractAutism has been the subject of a study of psychoanalysis since it was categorized by psychiatric nosology, afterwards by different frames and appointments, in psychopathological classifications crossed by different epistemological conceptions. It represents a complex group of developmental disorders that can cause cognitive, emotional and relational changes. Therefore, it does not have a single clinical presentation, nor just a causality, requiring several therapies for its detection and treatment. In Brazil, during the period of extensive debate and achievement of rights for people with autism and their families, through the institution of the National Policy for the Protection of the Rights of Persons with Autism Spectrum Disorder, in 2012, impediments to the exercise of psychoanalysis attention to this public, within the scope of health policies. In this conflictive scenario, a social movement was organized in defense of the application of multiple approaches in the work with people with autisms, the Movement Psychoanalysis, Autism and Public Health (MPASP). The objective of this qualitative research was to analyze the tension between the attempt to distance the psychoanalytic practices from the health policy scenario for children with autism and their families in Brazil and the psychoanalysts' positioning on this political act. Data were collected in bibliographies and through a semi structured interview, performed with a purposive type sample, composed by six psychoanalysts affiliated to MPASP. The discussion and the critical analysis of the interviews were carried out seeking the interpretation of the manifested and latent meanings of the collected data, surpassing the purely descriptive character of the discourse. The results indicated that the tension in the political field made it possible for Psychoanalysis to build a representative place in the construction and implementation of public health policies, through MPASP. It was also verified that the most current scenario of the insertion of Psychoanalysis in the attention to children with autism has been the one of the extended clinic. In this scenario, the presence of the analyzing situation, - proposed by Figueiredo (2011) was evidenced as the main task of the psychoanalyst toward the support of speech in the thresholds of language -, ensuring the effectiveness of psychoanalytic praxis. Therefore, it was concluded that psychoanalysis is renewed, reaching different scenarios of attention to the child with autism or the risk of child development, without losing sight of the emergence of the subject of the unconscious.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2018-01-03T14:09:18Z No. of bitstreams: 1 Eglailza_Sobral_Rodrigues_Alves.pdf: 928414 bytes, checksum: fb78a48842917766c81270dcf9e510fd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-03T14:09:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eglailza_Sobral_Rodrigues_Alves.pdf: 928414 bytes, checksum: fb78a48842917766c81270dcf9e510fd (MD5) Previous issue date: 2017-07-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES#por
dc.description.sponsorship#2075167498588264571#por
dc.description.sponsorship#600por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação#por
dc.publisher.department#-8854052368273140835#por
dc.publisher.department#500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Psicologia Clínica#por
dc.publisher.program#2996970088605564627#por
dc.publisher.program#500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectAutismopor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectPesquisa qualitativapor
dc.subjectPublic policiespor
dc.subjectQualitative researchpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA#por
dc.subject.cnpq#3411867255817377423#por
dc.subject.cnpq#600por
dc.titleA psicanálise como terapêutica para o autismo: contribuições e polêmicas quanto à sua participação nas políticas de saúde para criançapor
dc.typeDissertaçãopor
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