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dc.creatorChaves, Anna Barreto Campello Carvalheira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3577030977443386por
dc.contributor.advisor1Queiroz, Edilene Freire de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8648212974895050por
dc.contributor.referee1Vorcaro, Angela Maria Resende-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8320150760770693por
dc.contributor.referee2Leal, Maria Virgínia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6702400671945298por
dc.contributor.referee3Francisco, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5002638100198759por
dc.contributor.referee4Passos, Maria Consuêlo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8776158790365624por
dc.date.accessioned2018-01-23T14:10:30Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.citationCHAVES, Anna Barreto Campelllo Carvalheira. Do ponto de virada das narrativas literárias à intervenção psicanalítica. 2017. 132 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-Graduação. Doutorado em Psicologia Clínica, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/950-
dc.description.resumoO interesse a respeito deste trabalho Do ponto de virada das narrativas literárias à intervenção psicanalítica surgiu do atendimento psicanalítico realizado a três pacientes: Bianca, Jean e Beatriz (nomes fictícios). Bianca é um caso ilustrativo de psicose, já os casos de Jean e de Beatriz são ilustrativos de autismo. A metodologia utilizada foi a do estudo do traço do caso. Nos casos citados, o que se faz marca é uma colagem maciça ao duplo. O duplo, conforme Lacan, é originado de uma imagem idealizada, sem furos, constituída pelo Outro e faz referência ao Unheimlich freudiano. Bianca apresenta uma imagem especular destrutiva, enquanto em Jean e Beatriz a imagem especular ainda está em construção. Nos três casos clínicos, ocorreu algo de surpreendente. Mesmo com a presença da marca destrutiva do duplo, houve metamorfoses corporais inesperadas. Tais modificações na vida de cada um trouxeram a ideia de um “ponto de virada” tal qual ocorre em narrativas literárias. O objetivo da tese é, portanto, analisar como um recurso da literatura, o “ponto de virada”, pode contribuir para intervenções na clínica psicanalítica em casos cuja marca é a colagem maciça com o duplo. O ponto de virada ou peripécia diz respeito à presença de um elemento que mantém uma coerência com a história e, ao mesmo tempo, traz modificações na direção e no próprio sentido da narrativa. Esse elemento surpreendente parece, à primeira vista, acessório, mas se torna fundamental. A peripécia realiza uma subversão ao que é esperado na história, transformando a relação entre a figura e o fundo da narrativa e das imagens constituídas por esta. O trabalho de tese aponta para a ideia de um psicanalista, que se utiliza da transferência para tecer retalhos da narrativa do caso clínico. Os retalhos são elementos acessórios, inicialmente impossíveis de serem vistos ou escutados. O psicanalista, ao mesmo tempo em que tece os retalhos, ocasiona furos na narrativa, gerando, dessa forma, uma subversão a uma imagem destrutiva. É o entorno que gera a própria imagem nas narrativas literárias após o ponto de virada, como também na constituição do sujeito é o que está em volta do sujeito que determina sua imagem especular. Desse modo, se o fundo se modifica, a figura também se tornará diferente. Por meio de intervenções que propiciam uma inversão entre figura e fundo na narrativa constituinte do sujeito, a imagem destrutiva constituída, ou mesmo ainda em construção, poderá ter o rumo modificado e propiciará metamorfoses corporais.por
dc.description.abstractThe interest in this work From the turning point of the literary narratives to the psychoanalytic intervention arose from the psychoanalytic service performed on Bianca, Jean and Beatriz. Bianca is an illustrative case of psychosis, while the Jean and Beatriz cases are illustrative of autism. The methodology used was the study of the features of the case. In the cases cited, the mark is a solid double bond. The double, according to Lacan, originates from an idealized image, without holes, constituted by the Other and makes reference to the Freudian Unheimlich. Bianca presents a destructive specular image, while in the Jean and Beatriz cases the specular image is still under construction. In all three clinical cases, something surprising has occurred. Even with the presence of the destructive mark of the double, there were unexpected body metamorphoses. Such modifications in their lives brought the idea of a "turning point" as it occurs in literary narratives. The aim of the thesis is, therefore, to analyse how the literature resource, the "turning point", can contribute to interventions in the psychoanalytic clinic in cases whose mark is the massive collage with the double. The turning point refers to the presence of an element that maintains a coherence with the story and, at the same time, brings about changes in the direction and in the very sense of the narrative. This surprising element seems at first glance an accessory, but it becomes fundamental. The twist performs a subversion to what is expected in the story, transforming the relationship between the figure and the background of the narrative and the images constituted by it. The work of this thesis points to the idea of a psychoanalyst, who uses the transference to weave patchwork from the clinical case narrative. The patchwork is an accessory, initially impossible to see or hear. The psychoanalyst, while weaving the patchwork, creates holes in the narrative, thus generating a subversion to a destructive image. The environment generates the literary narrative image after the turning point. In the same way, in the constitution of the subject, it is what is around the subject that determines its specular image. In this way, if the background changes, the figure will also become different. By means of interventions that promote an inversion between figure and background in the constituent narrative of the subject, the destructive image constituted, or even still under construction, may have the route modified and will provide body metamorphoses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2018-01-23T14:10:30Z No. of bitstreams: 1 anna_barreto_campelo_carvalheira_chaves.pdf: 3393838 bytes, checksum: a8f9f04d47b0885738b08fcd6c07a0d4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-23T14:10:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 anna_barreto_campelo_carvalheira_chaves.pdf: 3393838 bytes, checksum: a8f9f04d47b0885738b08fcd6c07a0d4 (MD5) Previous issue date: 2017-07-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação#por
dc.publisher.department#-8854052368273140835#por
dc.publisher.department#500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Psicologia Clínica#por
dc.publisher.program#-1750668812972093704#por
dc.publisher.program#500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsychoanalysis and literatureeng
dc.subjectNarrative (Rhetoric) - Psychological aspectseng
dc.subjectClinical psychologyeng
dc.subjectTheseseng
dc.subjectFamily - Aspectos psicológicoseng
dc.subjectPsicanálise e literaturapor
dc.subjectNarrativa (Retórica) - Aspectos psicológicospor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectTesespor
dc.subjectFamília - Aspectos psicológicospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA#por
dc.subject.cnpq#3411867255817377423#por
dc.subject.cnpq#600por
dc.titleDo ponto de virada das narrativas literárias à intervenção psicanalíticapor
dc.typeTesepor
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