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dc.creatorSilva, Gisely Martins da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9423774935552674por
dc.contributor.advisor1Fonte, Renata Fonseca Lima da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139985837350218por
dc.contributor.referee1Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5163989360351447por
dc.contributor.referee2Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314050321131812por
dc.date.accessioned2018-02-15T18:44:50Z-
dc.date.issued2017-09-04-
dc.identifier.citationSILVA, Gisely Martins da. A relação verbo-visual do texto multimodal em tela da criança em aquisição de escrita e em processo de letramento digital . 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/959-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como propósito analisar as contribuições do letramento digital para a aquisição multimodal da escrita de uma criança a partir de mensagens instantâneas nos aplicativos Facebook Messenger e WhatsApp Messenger. É um estudo de caso, de natureza qualitativa e longitudinal por se tratar da análise da relação verbo-visual da escrita multimodal de uma criança no ciclo de alfabetização. A relação da imagem e do texto verbal foi analisada a partir de telas capturadas nos aplicativos mencionados e fornecidas pelo pai da criança. Para verificarmos a relação de status e sentido entre imagem e texto verbal, selecionamos como categorias de análise, principalmente, a relação verbo-visual de superioridade, igualdade e inferioridade defendida por Martinec e Salway (2005) e de Fonte e Caiado (2014; 2015), contamos também com a colaboração de Santaella (2002) para realizar as análises. Concernente ao letramento digital, nossa pesquisa está apoiada nos postulados de Xavier (2002) e Soares (2002), e em torno dos estudos sobre multimodalidade nos amparamos em Kress (2003), Van Leeuwen (2011), Kress e Van Leeuwen (2006 [1996]; 2011 [2001]) e Dionísio (2006). Para atingirmos nosso objetivo, selecionamos doze telas com a presença do texto multimodal da criança no ciclo de alfabetização. Observamos como a criança fez o uso dos recursos multimodais nos anos do ciclo de alfabetização e quais os papéis dos emojis usados nos textos multimodais postados no Facebook Messenger e WhatsApp Messenger. Observamos ainda que, durante o processo de letramento digital, a criança ampliava o repertório de recursos multimodais. Percebemos que a criança desenvolveu ações variadas no processo de letramento digital, em que ainda se encontra. No início desse processo, a criança, ao usar os recursos multimodais, o status da relação verbo-visual que prevalecia era de inferioridade ou superioridade de um dos recursos – escrito ou imagético – e, à medida que a criança foi conhecendo as possibilidades da escrita multimodal e aperfeiçoando-se digitalmente, a relação de sentido verbo-visual passou a ser mais complementar. Acreditamos que nosso estudo, frente aos desafios impostos pela cultura digital, que envolvem práticas diferenciadas de leitura e escrita na tela, torna-se relevante quando discutimos a multimodalidade atrelada à tecnologia digital móvel e refletimos sobre a inter-relação verbo-visual em práticas discursivas de uma criança no ciclo de alfabetização, ocorridas no Facebook Messenger e WhatsApp Messenger.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the contributions of digital literacy to the multimodal acquisition of a child's writing from instant messages in the applications: Facebook Messenger and WhatsApp Messenger. It is a case study of a qualitative and longitudinal nature because it is the analysis of the verbal-visual relation of the multimodal writing of a child in the literacy cycle. The relation between image and verbal text was analyzed from screens captured in the applications mentioned and provided by the child's father. In order to verify the relation of status and meaning between image and verbal text, we select the verbal-visual relation of superiority, equality and inferiority presented by Martinec and Salway (2005) and Fonte e Caiado (2014, 2015), we are also supported by collaborations of Santaella (2002) to carry out the analyzes. Concerning digital literacy, our research is supported by the postulates of Xavier (2002) and Soares (2002), and about the studies on multimodality we rely on Kress (2003), Van Leeuwen (2011), Kress and Van Leeuwen (2006 [ 1996]; [2001]) and Dionysus (2006). To reach our objective, we selected twelve screen captures with the presence of the multimodal text of the child in the literacy cycle. We observed how the child uses the multimodal resources in the years of the literacy cycle and what emojis’ roles used in the multimodal texts posted in Facebook Messenger and WhatsApp Messenger. We also observed that during the digital literacy process the child expanded the repertoire of multimodal resources. We realized that the child has developed varied actions in the process of digital literacy, in which it is still found. At the beginning of this process, the child using multimodal resources, the verbal-visual relation status prevailing was inferiority or superiority of one of the resources - written or imagery - and, as the child came to know the possibilities of writing Multimodal and improving itself digitally, the relation of verbal-visual sense became more complementary. We believe that our study, faced with the challenges posed by digital culture, involving differentiated practices of reading and writing on screen, becomes relevant when we discuss the multimodality linked to mobile digital technology and we reflect on the verbal-visual interrelation in discursive practices of a child in the literacy cycle, which occurred in Facebook Messenger and WhatsApp Messenger.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2018-02-15T18:44:50Z No. of bitstreams: 1 gisely_martins_silva.pdf: 1848540 bytes, checksum: 447db0d915b306eb15b4c8d051b1588e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-15T18:44:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 gisely_martins_silva.pdf: 1848540 bytes, checksum: 447db0d915b306eb15b4c8d051b1588e (MD5) Previous issue date: 2017-09-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES#por
dc.description.sponsorship#2075167498588264571#por
dc.description.sponsorship#600por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação#por
dc.publisher.department#-8854052368273140835#por
dc.publisher.department#500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagem#por
dc.publisher.program#2724172099063601567#por
dc.publisher.program#500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguisticseng
dc.subjectMultimodality (Linguistics)eng
dc.subjectChildren - Writingeng
dc.subjectAcquisition of languageeng
dc.subjectDigital literacyeng
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLingüísticapor
dc.subjectMultimodalidade (Linguística)por
dc.subjectCrianças - Escritapor
dc.subjectAquisição de linguagempor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES#por
dc.subject.cnpq#8435846416789276096#por
dc.subject.cnpq#600por
dc.titleA relação verbo-visual do texto multimodal em tela da criança em aquisição de escrita e em processo de letramento digital.por
dc.typeDissertaçãopor
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