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dc.creatorAlencar, Leila Cristina Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0999394814982528por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Benedito Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286734462024652por
dc.contributor.referee1Henz, Rossana Regina Guimarães Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5163989360351447por
dc.contributor.referee2Caiado, Roberta Varginha Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1314050321131812por
dc.date.accessioned2018-02-16T18:04:28Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.citationALENCAR, Leila Cristina Gomes. Relatórios avaliativos nas séries iniciais e a abordagem sociorretórica : gênero como ação social . 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/961-
dc.description.resumoEsta investigação pretende contribuir com os estudos retóricos de gêneros situados no contexto profissional específico, ou seja, em registros escritos destinados à avaliação do desenvolvimento das aprendizagens nas séries iniciais da educação básica. Os objetivos específicos visam não só a indicar aspectos sobre a situação retórica de produção, de recepção e de circulação do gênero e do conjunto do gênero em foco, bem como a examinar padrões típicos e variações dentro do mesmo gênero. A fundamentação teórica que baliza o estudo se localiza na sociorretórica segundo as proposições de teóricos como Charles Bazerman (2011, 2015), Carolyn Miller (2012), Bawarshi e Reiff (2013) e Bezerra (2011, 2012, 2017), entre outros. Os pressupostos teóricos referidos se entrelaçam por meio de similaridades a responder ao conceito mais amplo de gênero como ação social. O corpus a respaldar a análise é composto de dois relatórios de desenvolvimento das aprendizagens (documentação pedagógica avaliativa) referentes ao último ano da educação infantil e ao primeiro ano do ensino fundamental. As análises estão respaldadas na heurística de análise de gêneros apresentada por Bawarshi, Reiff e Amy Devitt (2004), localizada no Scenes of Writing: Strategies for Composing with Genres. Quanto aos resultados, inscrevem-se em torno da identificação do cenário de produção; da descrição da situação de produção e uso do gênero; da descrição de padrões e de variações característicos do gênero, sem se perder de vista a relação intergenérica. Nesse ponto, ressalta-se a interrelação entre gênero e contexto por meio de pistas compartilhadas e do conceito de conjunto de gêneros. Em tal cenário, destacam-se os processos interativos, o fluxo discursivo tipificado na relação entre o individual e o coletivo, a coerência dos registros com os objetivos do gênero, a tentativa de atratividade ao engajamento de quem lê por aquele que escreve com foco no objetivo a alcançar, entre outras proposições sistematizadas pela análise. Os resultados revelam, entre outras proposições, que as escolhas sobre o que registrar se apresentam tipificadas pelo contexto de produção e de uso, isto é, os atos de escrita como produto e processo em ação social profissionalmente localizada. Em suma, os estudos e as sistematizações aplicadas indicam possibilidade a ampliar o campo de pesquisa acerca da escrita profissional, especificamente, relacionada à escrita de professoras na educação básica, registrada em relatório avaliativo do desenvolvimento das aprendizagens.por
dc.description.abstractThis investigation is intended to contribute to the rhetoric studies of genre found in the specific professional context, that is, in written records aimed at the development evaluation of learning in the starting years of basic education. The specific objectives aim not only to show aspects of the rhetorical situation of production, reception, and circulation of genre in focus, but also to examine typical patterns and variations within the same genre. The theoretical foundations that guide the study are found in socio-rhetoric, according to theoreticians such as Charles Bazerman (2011, 2015), Carolyn Miller (2012), Bawarshi and Reiff (2013), and Bezerra (2011, 2012, 2017), among others. The presupposed theoreticians referred to are bound up around similarities regarding response to a wider concept of genre as social action. The corpus that supports the analysis consists of two reports on the development of learning (pedagogic assessment documentation) in relation to the last year of children education and the first year of elementary school. The analyses are backed up by heuristic genre analysis presented by Bawarshi, Reiff and Amy Devitt (2004), found in Scenes of Writing: Strategies for Composing with Genres. As for results, records are made around the production and use of the genre; the description of patterns and variations that are typical of the genre, without overlooking the intergeneric relationship. At this stage, it is worth mentioning the interrelationship between genre and context by means of shared cues and the concept of sets of genre. In this scenario, we must highlight the interactive processes, the discursive flow typified in the relationship between the individual and the collective, the coherence between the records and the objectives of the genre, the attempt at attracting and engaging those who read by those who write, with a focus on the objective to be reached, among other propositions systematized by the analysis. The studies reveal, among other propositions, that the choice of what should be recorded is typified by the context of production and use, that is, the acts of writing as product and process in social action in professionally located. In short, the studies and systematizations applied show potential to broaden the research field of professional writing – specifically - related to the writing of basic education teachers, documented in a learning development and evaluation report.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2018-02-16T18:04:28Z No. of bitstreams: 1 leila_cristina_gomes_alencar.pdf: 1944002 bytes, checksum: caf8f01df208b47efe5051e786a03fe5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T18:04:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 leila_cristina_gomes_alencar.pdf: 1944002 bytes, checksum: caf8f01df208b47efe5051e786a03fe5 (MD5) Previous issue date: 2017-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação#por
dc.publisher.department#-8854052368273140835#por
dc.publisher.department#500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Linguagem#por
dc.publisher.program#2724172099063601567#por
dc.publisher.program#500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlinguisticseng
dc.subjectEducation of childreneng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectEducational evaluationeng
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectLinguisticapor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES#por
dc.subject.cnpq#8435846416789276096#por
dc.subject.cnpq#600por
dc.titleRelatórios avaliativos nas séries iniciais e a abordagem sociorretórica: gênero como ação social.por
dc.typeDissertaçãopor
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