Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Rosilda Maria Sá Gonçalves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2405856285427736por
dc.contributor.advisor1Passos, Maria Consuêlo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8776158790365624por
dc.contributor.referee1Lima, Albenise de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7796825725927994por
dc.contributor.referee2Cunha, Marisa Amorim Sampaio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6174730996129770por
dc.contributor.referee3Carvalho, Lívia Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7107871828598618por
dc.contributor.referee4Dalglish, Geralda Mendes Ferreira Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7976728270241093por
dc.date.accessioned2018-02-21T17:36:01Z-
dc.date.issued2017-11-13-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Rosilda Maria Sá Gonçalves de. Adolescentes mães acolhidas modelando a arte e a vida : entrelaces entre a experiência artística com a cerâmica e as ressonâncias na criação de si. 2017. 243 f. Tese (Doutorado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Doutorado em Psicologia clínica, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/967-
dc.description.resumoEsta pesquisa de doutorado teve como objetivo geral estudar as expressões de criatividade que puderam emergir – por meio da escuta e do brincar – durante a participação de adolescentes mães, numa oficina de cerâmica sob a intervenção da pesquisadora. A literatura aponta a complexidade da vivência simultânea da adolescência e da maternidade prematura em situação de acolhimento institucional. A literatura revela também a importância das atividades artísticas em projetos pedagógicos desenvolvidos em ONGs enquanto meio de simbolização, de contribuição para a promoção da reconstrução pessoal, da autoestima e da integração social de menores em situação de risco. A pesquisa partiu de campos epistemológicos distintos – as concepções de criatividade propostas por Winnicott (a psicanálise, o processo maturacional), e por Ostrower (a arte, o processo artístico). Ela foi desenvolvida numa unidade que oferece o serviço de acolhimento de menores que estão sob medida protetiva judicial, mantida por uma ONG católica na Paraíba, e durante dois meses e meio ocorreram vinte encontros em grupo (aberto) com a participação de sete jovens, das quais foram estudados os casos de três adolescentes mães (entre 15 e 19 anos). A metodologia abrangeu a oficina de cerâmica enquanto locus da pesquisa, o principal procedimento usado na coleta de dados foi o “brincar/jogar” com a argila (o ceramicar), espelhado na referência clínica de “brincar” com o “jogo de rabiscos” proposto por Winnicott, bem como, considerou a “materialidade” conforme pontuou Ostrower – neste caso a materialidade da argila associada à linguagem da cerâmica. Os instrumentos usados na coleta de dados foram a gravação de áudio, o registro fotográfico e o diário de campo. Em cada caso estudado foi usado o “raciocínio analítico” pontuado por Mezan, com ênfase em três unidades básicas de análise: a capacidade e as formas de brincar (as expressões lúdicas), a forma de usar a argila (as expressões plásticas), a forma de falar (as expressões verbais) ou o silêncio – conjugando diagramas de narrativas (conversações), com escuta, observação e interpretação teórica. Os resultados da pesquisa responderam os seguintes questionamentos: Que conteúdos as adolescentes mães expressam considerando o contexto de acolhimento institucional em que vivem? Aquilo que cada uma faz com a argila pode expressar uma criação artística e vir a favorecer na criação de si? Será que uma intervenção por meio da escuta e do brincar com a argila pode funcionar enquanto “espaço potencial” e contribuir para que os sujeitos ponham suas vidas em andamento, ao viverem o contexto simultâneo da adolescência e da maternidade? Dentre os resultados da pesquisa foi constatado que as jovens mães tiveram uma experiência compartilhada de criação artística com a linguagem da cerâmica, e puderam ampliar seus repertórios estéticos e culturais. Ao mesmo tempo, foi observada a contribuição dada para essas jovens encontrarem, na escuta oferecida pela pesquisadora e no brincar, condições para a apropriação das suas dificuldades e de suas potencialidades durante o desenvolvimento da pesquisa, na medida em que expressaram e simbolizaram suas manifestações subjetivas. Assim, a arte se constituiu como um elemento importante na criação do si mesmo (os efeitos clínicos e terapêuticos da intervenção).por
dc.description.abstractThe general objective of this doctoral research was to study the creativity expressions that emerged – either by means of listening or playing – during the participation of adolescent mothers in a ceramics workshop under the intervention of the researcher. The literature presents the complexity of the simultaneous experience of being an adolescent and a premature mother in an institutional tender care context. The literature also reveals the importance of artistic activities in pedagogical projects developed by NGOs as a means of symbolization and contribution to the promotion of personal reconstruction, self-esteem and social integration of minors at risk. The research was based on distinct epistemological fields – Winnicott‟s conception of creativity (psychoanalysis, the maturational process) and Ostrower‟s (art, the artistic process). It was developed in a facility which offers tender care services to minors who are under ajudicial protective measure, which is supported by a catholic NGO in Paraíba, where twenty open group meetings happened for two and a half months in which seven young people took partand out of which the cases of three adolescent mothers aged between 15 and 19 were studied. The methodology involved the ceramics workshop as the research locus and the main procedure used for collecting data was “playing” with clay (ceramicar), founded on the clinical reference of “playing” with “squiggle game” proposed by Winnicott; it also considered “materiality” as pointed out by Ostrower – in this case, materiality of clay associated with the language of ceramics. The data collection tools used were audio recordings, photographic record and field diary. In each case studied, an analytical reasoning, as outlined by Mezan, was used, with special emphasis on three basic analysis units: the capacity and ways of playing (playful expressions), the way of using clay (plastic art expressions), the way of talking (verbal expressions) or silence – combining narrative diagrams (conversations) with listening, observation and theoretical interpretation. The results of the research provided answers to the following questions: Which contents do the adolescent mothers express considering the institutional tender care context they live in? Can that which each one of them does with clay express an artistic creation and end up helpingtheir own creation? Can an intervention by means of listening and playing with clay by any chance function as a “potential space” and contribute for the subjects to progress with their lives while they simultaneously live the contexts of adolescence and maternity? Among the results of the research, it was found that those young mothers had a shared experience of artistic creation with the language of ceramics, and could increase their aesthetical and cultural repertoire. At the same time, it was observed the contribution given to them so that they could find, in the listening offered by the researcher as well as in the act of playing, conditions for assuming their difficulties and potentialities during the development of the research as they expressed and symbolized their subjective manifestations. Therefore, art has constituted an important element of self-creation (both clinical and therapeutic effects of the intervention).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2018-02-21T17:36:01Z No. of bitstreams: 1 rosilda_maria_sa_goncalves_medeiros.pdf: 3527322 bytes, checksum: 9a1de7262b1e909f2acdf45168f23b6d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-21T17:36:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 rosilda_maria_sa_goncalves_medeiros.pdf: 3527322 bytes, checksum: 9a1de7262b1e909f2acdf45168f23b6d (MD5) Previous issue date: 2017-11-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação#por
dc.publisher.department#-8854052368273140835#por
dc.publisher.department#500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programDoutorado em Psicologia Clínica#por
dc.publisher.program#-1750668812972093704#por
dc.publisher.program#500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCreativityeng
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectTeenagers (Girls)eng
dc.subjectMaternityeng
dc.subjectChild supporteng
dc.subjectCeramicseng
dc.subjectTheseseng
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectAdolescentes (Meninas)por
dc.subjectMaternidadepor
dc.subjectAssistência à menorespor
dc.subjectCerâmicapor
dc.subjectTesespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA#por
dc.subject.cnpq#3411867255817377423#por
dc.subject.cnpq#600por
dc.titleAdolescentes mães acolhidas modelando a arte e a vida: entrelaces entre a experiência artística com a cerâmica e as ressonâncias na criação de si.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosilda_maria_sa_goncalves_medeiros.pdfTese na íntegra3,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.