Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Valdir Eneias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0694055614754040por
dc.contributor.advisor1Cabral, Newton Darwin de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9338652376910655por
dc.contributor.referee1Libório, Luiz Alencar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2889916979419619por
dc.contributor.referee2Lira, Lilian Conceição da Silva Pessoa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5340516632893519por
dc.date.accessioned2018-04-12T17:15:13Z-
dc.date.issued2018-02-07-
dc.identifier.citationMELO, Valdir Eneias de. O Grupo de Trabalho de Educação em Sexualidade da rede municipal de ensino do Recife : limites e avanços da sua atuação a partir das perspectivas religiosas de docentes. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Religião, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/981-
dc.description.resumoO objetivo principal da pesquisa foi analisar os limites e avanços do Grupo de Trabalho de Educação em Sexualidade – GTES, da Rede Municipal de Ensino, do Recife, no tocante às questões da diversidade sexual e de gênero, buscando detectar a influência das perspectivas religiosas de docentes na implementação de ações oriundas das formações continuadas. A temática da educação em sexualidade integra a Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, que orienta para abordagens pedagógicas das questões que envolvem a sexualidade e gênero desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI. Para orientar os professores e as professoras da rede municipal sobre a importância, necessidade e as formas de abordarem as respectivas questões, o GTES oferece formações continuadas nas temáticas referentes à diversidade sexual e de gênero. O estudo identifica que apesar de o GTES já contar com mais de 20 anos de atuação, é recente a sua institucionalização por meio de uma Portaria, e o grupo ainda enfrenta dificuldades estruturais – falta de materiais e recursos didáticos específicos, falta de apoio governamental, resistência das escolas e de docentes em inserir, pedagogicamente, as abordagens sobre sexualidade e suas diversidades dentro da sala de aula. Dentre as barreiras enfrentadas para a efetivação do trabalho orientado pelo GTES destaca-se a forte influência do preconceito de docentes, em grande parte influenciados e influenciadas por suas pertenças religiosas; nesse caso, a religião Evangélica evidenciou que na amostra de 12 docentes, 3 são totalmente resistentes ao tema mesmo tendo realizado formações no GTES, e dentre os e as docentes que mostram flexibilidade e interesse em discutir e trabalhar o tema se destacam a ausência de religião e a pertença às religiões Católica e/ou Espírita. O preconceito, a cultura heteronormativa como padrão e a falta de inserção das temáticas no currículo escolar evidenciam que, apesar dos avanços alcançados, o GTES ainda tem grandes desafios no sentido de promover formações que viabilizem o rompimento dos e das docentes com o preconceito enraizado por suas culturas e influências religiosas.por
dc.description.abstractThe main objective of this research was to analyze the limits and advances of the Working Group on Sexuality Education - GTES, of the Municipal Education Network, Recife, about the issues of sexual and gender diversity, seeking to detect the influence of the religious perspectives of teachers in the implementation of actions from continuing training. The theme of sexuality education is part of the Education Policy of the Recife Municipal Network, which guides pedagogical approaches to issues involving sexuality and gender from Early Childhood Education to Youth, Adult and Elderly Education (EJAI). In order to guide the teachers of the municipal network about the importance, the need and the ways to address the respective issues, the GTES offers continuous training in the themes related to sexual and gender diversity. The study identifies that although the GTES has already had more than 20 years of activity, its institutionalization is recent through an Administrative Rule, and the group still faces structural difficulties - lack of specific materials and didactic resources, lack of government support, resistance of schools and teachers to insert pedagogical approaches to sexuality and its diversity within the classroom. Among the barriers faced for the effectiveness of the work guided by the GTES, the strong influence of the prejudice of teachers, who are largely influenced by their religious affiliations, stands out; in this case, the Evangelical religion evidenced that in the sample of 12 teachers, 3 are totally resistant to the theme even though they have had training in the GTES, and among the teachers who show flexibility and interest in discussing and working on the theme, there is a lack of religion and belonging to the Catholic and / or Spiritist religions. The prejudice, heteronormative culture as a standard and the lack of insertion of the themes in the school curriculum show that, in spite of the advances achieved, the GTES still has great challenges in order to promote formations that allow the disruption of teachers with the prejudice rooted in their cultures and religious influences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2018-04-12T17:15:13Z No. of bitstreams: 2 valdir_eneias_melo.pdf: 484562 bytes, checksum: 5b3e8e5390dab8ac8f980df98c3bb866 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-12T17:15:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 valdir_eneias_melo.pdf: 484562 bytes, checksum: 5b3e8e5390dab8ac8f980df98c3bb866 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação#por
dc.publisher.department#-8854052368273140835#por
dc.publisher.department#500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religião#por
dc.publisher.program#5468223359720387896#por
dc.publisher.program#500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectSex education - Recife (PE)eng
dc.subjectSecondary education - Recife (PE)eng
dc.subjectReligion and education - Recife (PE)eng
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectEducação sexual - Recife (PE)por
dc.subjectEnsino secundário - Recife (PE)por
dc.subjectReligião e educação - Recife (PE)por
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA#por
dc.subject.cnpq#-2134759983998029892#por
dc.subject.cnpq#600por
dc.titleO Grupo de Trabalho de Educação em Sexualidade da rede municipal de ensino do Recife: limites e avanços da sua atuação a partir das perspectivas religiosas de docentespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valdir_eneias_melo.pdfDissertação na íntegra473,21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons