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Tipo do documento: Dissertação
Título: interfaces da intolerância religiosa na educação para a diversidade sexual na Rede Municipal de ensino do Recife.
Autor: Gouveia, Regina Bezerra de 
Primeiro orientador: Cabral, Newton Darwin de Andrade
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a interface representativa acerca das conexões entre sexualidade e religião, bem como, investigar as representações sociais de docentes da Rede Municipal de Ensino do Recife, que promulgam identidades religiosas e suas percepções em torno da diversidade sexual, presente no espaço escolar e enquanto Política de Ensino do Recife. A Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) foi escolhida para compreender os sentidos compartilhados por docentes em torno da Diversidade Sexual a partir da implementação da Política de Ensino do Recife. Como aporte teórico, utilizamos o conteúdo de Bardin (2011) para analisar e interpretar os dados na apreensão de respostas que apresentem direções possíveis para harmonizar os reincidentes conflitos entre religião e a educação afirmativa das identidades plurais, das diferenças e dos direitos LGBT. A análise dos dados revelou que as RS abrigam contradições e incoerências, diante da Diversidade Sexual e da Política de Ensino, em função das crenças religiosas. Outro resultado notório é o alto percentual de docentes que desconhecem a base teórica da Educação em Sexualidade presente na Política de Ensino do Recife. Os resultados obtidos com a pesquisa sinalizam que alguns caminhos para solucionar os conflitos indicam que respostas nas perspectivas sociais, individuais e plurais precisam vir tanto pela via educacional, acadêmica, social, quanto pela via religiosa.
Abstract: This resarch aims to reflect the representative interface about the connections between sexual and religion, as weel as to investigate the social representations of Recife Municipal Education Network – RMER – teachers, with religious identities, around the Recife. We chose the Theory of Social Representations of Moscovici (2003) to understand the meanings shared by teachers about Sexual Diversity form the implementation of the Education Policy of Recife. We use Content Analysis, by Bardin (2011), to analyze and interpret the data in the apprenhension of responses that present possible directions for harmonizing the recurring conflicts between religion and the affirmative education of plural identities, differences and LGBT rights. The analysis of the data revealed that RS harbor contradictions and inconsistencies, in the face of sexual diversity and education policy, depending on religious beliefs. Another notable result is the high percentage of teachers who do not know the theoretical basis of Sexuality Education present in Recife's Education Policy. The results that point out some ways to solve the conflicts point out that answers from the perspective of social, human and plural need to come as much through the educational, academic and social, as through the religious way.
Palavras-chave: Dissertations
Religions
Social representations
sex
Education
Discrimination of sex in education - Recife (PE)
Religious freedom
Dissertações
Religiões
Liberdade religiosa
Representações sociais
Sexo
Educação
Discriminação de sexo na educação - Recife (PE)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA#
#-2134759983998029892#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação#
#-8854052368273140835#
#500
Programa: Mestrado em Ciências da Religião#
#5468223359720387896#
#500
Citação: GOUVEIA, Regina Bezerra de. Religião e sexualidade : interfaces da intolerância religiosa na educação para a diversidade sexual na Rede Municipal de ensino do Recife. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Religião, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/986
Data de defesa: 19-Fev-2018
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