Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGouveia, Regina Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7593290850760146por
dc.contributor.advisor1Cabral, Newton Darwin de Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9338652376910655por
dc.date.accessioned2018-04-17T18:38:32Z-
dc.date.issued2018-02-19-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Regina Bezerra de. Religião e sexualidade : interfaces da intolerância religiosa na educação para a diversidade sexual na Rede Municipal de ensino do Recife. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Ciências da Religião, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/986-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a interface representativa acerca das conexões entre sexualidade e religião, bem como, investigar as representações sociais de docentes da Rede Municipal de Ensino do Recife, que promulgam identidades religiosas e suas percepções em torno da diversidade sexual, presente no espaço escolar e enquanto Política de Ensino do Recife. A Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) foi escolhida para compreender os sentidos compartilhados por docentes em torno da Diversidade Sexual a partir da implementação da Política de Ensino do Recife. Como aporte teórico, utilizamos o conteúdo de Bardin (2011) para analisar e interpretar os dados na apreensão de respostas que apresentem direções possíveis para harmonizar os reincidentes conflitos entre religião e a educação afirmativa das identidades plurais, das diferenças e dos direitos LGBT. A análise dos dados revelou que as RS abrigam contradições e incoerências, diante da Diversidade Sexual e da Política de Ensino, em função das crenças religiosas. Outro resultado notório é o alto percentual de docentes que desconhecem a base teórica da Educação em Sexualidade presente na Política de Ensino do Recife. Os resultados obtidos com a pesquisa sinalizam que alguns caminhos para solucionar os conflitos indicam que respostas nas perspectivas sociais, individuais e plurais precisam vir tanto pela via educacional, acadêmica, social, quanto pela via religiosa.por
dc.description.abstractThis resarch aims to reflect the representative interface about the connections between sexual and religion, as weel as to investigate the social representations of Recife Municipal Education Network – RMER – teachers, with religious identities, around the Recife. We chose the Theory of Social Representations of Moscovici (2003) to understand the meanings shared by teachers about Sexual Diversity form the implementation of the Education Policy of Recife. We use Content Analysis, by Bardin (2011), to analyze and interpret the data in the apprenhension of responses that present possible directions for harmonizing the recurring conflicts between religion and the affirmative education of plural identities, differences and LGBT rights. The analysis of the data revealed that RS harbor contradictions and inconsistencies, in the face of sexual diversity and education policy, depending on religious beliefs. Another notable result is the high percentage of teachers who do not know the theoretical basis of Sexuality Education present in Recife's Education Policy. The results that point out some ways to solve the conflicts point out that answers from the perspective of social, human and plural need to come as much through the educational, academic and social, as through the religious way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central (biblioteca@unicap.br) on 2018-04-17T18:38:32Z No. of bitstreams: 2 Ok_regina_bezerra_gouveia.pdf: 1450346 bytes, checksum: 9e327718153b88eaa755aa5c3f15b44b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-17T18:38:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ok_regina_bezerra_gouveia.pdf: 1450346 bytes, checksum: 9e327718153b88eaa755aa5c3f15b44b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Pós-Graduação#por
dc.publisher.department#-8854052368273140835#por
dc.publisher.department#500por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICAPpor
dc.publisher.programMestrado em Ciências da Religião#por
dc.publisher.program#5468223359720387896#por
dc.publisher.program#500por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDissertationseng
dc.subjectReligionseng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectsexeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDiscrimination of sex in education - Recife (PE)eng
dc.subjectReligious freedomeng
dc.subjectDissertaçõespor
dc.subjectReligiõespor
dc.subjectLiberdade religiosapor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectSexopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDiscriminação de sexo na educação - Recife (PE)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA#por
dc.subject.cnpq#-2134759983998029892#por
dc.subject.cnpq#600por
dc.titleinterfaces da intolerância religiosa na educação para a diversidade sexual na Rede Municipal de ensino do Recife.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Ciencias da Religiao

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ok_regina_bezerra_gouveia.pdfDissertação na íntegra1,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons