Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/994
Tipo do documento: Dissertação
Título: A consolidação da autonomia e da identidade do jovem adulto pelo viés da profissionalização e o lugar da família.
Autor: Boff, Denise 
Primeiro orientador: Lima, Albenise de Oliveira
Primeiro membro da banca: Caldas, Marcus Túlio
Segundo membro da banca: Cunha, Marisa Amorim Sampaio
Terceiro membro da banca: Dutra-Thomé, Luciana
Resumo: A presente dissertação versa sobre a transição da fase juvenil à vida adulta, momento precioso do ciclo de desenvolvimento humano, cujas características e marcadores transicionais alternam-se de acordo com as possibilidades sociais, históricas e emocionais vivenciadas por cada indivíduo, construindo, assim, a afirmação necessária para atuarem num novo lugar. Nessa perspectiva objetivou-se compreender o processo de desenvolvimento da autonomia e da identidade adulta, pelo viés da profissionalização e do mundo do trabalho, em jovens adultos, e como percebem a intervenção familiar nesta fase de vida. Buscou-se caracterizar neles, a fase estimada do seu desenvolvimento; os marcos emancipatórios presentes; identificar como a família conduz a vivência desta fase de vida, sob o ponto de vista destes filhos e identificar se há, e quais são os legados familiares na escolha e condução de suas opções profissionais. A pesquisa foi de natureza qualitativa e a técnica de seleção dos 06 participantes foi a ‘bola de neve’. Os critérios de inclusão que se consideraram pertinentes foi a faixa etária, na qual os participantes deveriam ter entre 19 e 24 anos, com o ensino médio já concluído e estarem realizando um curso de cunho técnico profissional, de capacitação ou superior, na região metropolitana do Recife, além de estarem residindo no lar familiar, sem ainda terem habitado em outro local. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados constaram de um questionário sociodemográfico, a fim de caracterizar os participantes e uma entrevista semiestruturada contendo roteiro acerca do tema e objetivos do estudo. Os resultados obtidos demonstram que fora possível contribuir cientificamente para a compreensão da fase juvenil e identificação de suas características singulares, além de subsidiar os participantes da pesquisa a perceberem o momento privilegiado de seu desenvolvimento. Nos campos social e político, evidenciou-se que a condição de empregabilidade deve ser oportunizada, pois ela pode contribuir para o processo de consolidação da adultez. Apreendeu-se que esta é uma fase que exige do jovem adulto ter desenvolvido características singulares no campo da autonomia, as quais podem sinalizar o nível de sua maturidade e apropriação pessoal, como: segurança na tomada de decisões que envolvam seus desejos e planos, capacidade de fazer escolhas e decidir-se para aquilo que sente-se motivado e impulsionado, e coragem para decidir sobre si mesmo, apesar da autoridade parental poder indicar outros planos sobre sua vida. Nesse sentido, observou-se como se conciliam e desenvolvem esses aspectos no cotidiano juvenil para que assumam a condição de adultez, entendendo que a perspectiva da escolarização e condução familiar podem oferecer uma possibilidade concreta de mudança identitária, a qual se traduzirá num jovem autônomo e construtor de sua história, numa fase de ainda frágeis certezas internas, na qual a família continua a ser o lugar privilegiado de fortalecimento e incentivo na efetiva transição para a vida adulta.
Abstract: This dissertation deals with the transition from the juvenile phase to adult life, a precious moment in the human development cycle, whose characteristics and transitional markers alternate according to the social, historical and emotional possibilities experienced by each individual, thus building a self affirmation necessary to act in a new place. The aim of this study was to understand the process of development of adult autonomy and identity, by the professionalization tendency and the world of work, in young adults, and how they perceive family intervention in this stage of life. It was tried to characterize in them, the estimated phase of their development; the emancipatory milestones present; observe how the family conducts the experience of this stage of life, from the point of view of these children and identify if there are, and what are the family legacies in the choice and direction of their professional options. The research was of qualitative nature and the technique of selection of the 6 participants was the 'snowball'. The inclusion criteria that were considered relevant were the age group, in which the participants should be between 19 and 24 years of age, with their high school, already completed and are carrying out a vocational, training or higher technical course in the metropolitan region of Recife, besides residing in the family home, without having lived in another place. The instruments selected for data collection consisted of a sociodemographic questionnaire in order to characterize the participants and a semi-structured interview containing a script about the theme and objectives of the research. The results show that it was possible to contribute scientifically to the understanding of the juvenile phase and to identify its unique characteristics, besides subsidizing the research participants to perceive the privileged moment of their development. In the social and political fields, it has been shown that the employability condition must be opportunistic, since it can contribute to the process of consolidating adulthood. It was felt that this is a phase that requires the young adult to have developed singular characteristics in the field of autonomy, which can signal the level of their maturity and personal appropriation, such as: security in making decisions that involve their desires and plans, capacity to make choices, and to decide for what is motivated and driven, and the courage to decide on self, even though parental authority may indicate other plans about his or her life. In this sense, it was observed how these aspects are reconciled and developed in the juvenile daily life so that they assume the condition of adulthood, understanding that the perspective of schooling and family conduction can offer a concrete possibility of identity change, which will translate into an autonomous and builder of its history, in a phase of still fragile internal certainties, in which the family continues to be the privileged place of strengthening and incentive in the effective transition to adult life.
La presente disertación versa sobre la transición de la fase juvenil a la vida adulta, momento importante del ciclo de desarrollo humano, cuyas características y marcadores transicionales se alternan de acuerdo con las posibilidades sociales, históricas y emocionales vividas por cada individuo, construyendo, así, la afirmación necesaria para actuar en un nuevo lugar. En esa perspectiva se objetivó comprender el proceso de desarrollo de la autonomía y de la identidad adulta, por el camino de la profesionalización y del mundo del trabajo, en jóvenes adultos, y cómo perciben la intervención familiar en esta fase de vida. Se buscó caracterizar en ellos, la fase estimada de su desarrollo; los marcos emancipatorios presentes; identificar cómo la familia conduce la vivencia de esta fase de vida, desde el punto de vista de estos hijos e identificar si existe, y cuáles son los legados familiares en la elección y conducción de sus opciones profesionales. La investigación fue de naturaleza cualitativa y la técnica de selección de los 06 participantes fue la 'bola de nieve'. Los criterios de inclusión que se consideraron pertinentes fueron la franja etaria, en la cual los participantes deberían tener entre 19 y 24 años, con la secundaria ya concluida, estar realizando un curso de cuño técnico profesional de capacitación o superior y que residan en la región metropolitana de Recife, además de estar residiendo en el hogar familiar, sin haber vivido en otro lugar. Los instrumentos elegidos para la recolección de datos constaron de un cuestionario sociodemográfico, con el fin de caracterizar a los participantes y de una entrevista semiestructurada conteniendo guion sobre el tema y los objetivos de la investigación. Los resultados obtenidos demuestran que fuera posible contribuir científicamente a la comprensión de la fase juvenil e identificación de sus características singulares, además de subsidiar a los participantes de la investigación a percibir el momento privilegiado de su desarrollo. En los campos social y político, se evidenció que la condición de empleabilidad debe ser oportunada, pues ella puede contribuir al proceso de consolidación de la adultez. Se apreció que esta es una fase que exige del joven adulto haber desarrollado características singulares en el campo de la autonomía, las cuales pueden señalar el nivel de su madurez y apropiación personal, como: seguridad en la toma de decisiones que involucran sus deseos y planes, capacidad de tomar decisiones y decidir sobre lo que se siente motivado e impulsado y coraje para decidir sobre sí mismo, a pesar de que la autoridad parental indica otros planes sobre su vida. En ese sentido, se observó cómo se concilian y desarrollan esos aspectos en el cotidiano juvenil para que asuman la condición de adultez, entendiendo que la perspectiva de la escolarización y conducción familiar pueden ofrecer una posibilidad concreta de cambio de identidad, la cual se traducirá en un joven autónomo y, constructor de su historia, en una fase de todavía frágiles certezas internas, en la que la familia sigue siendo el lugar privilegiado de fortalecimiento e incentivo en la efectiva transición hacia la vida adulta.
Palavras-chave: Psychology of the adolescent
Youth - Jobs
Young adults
Individuality
Dissertations
Psicologia do adolescente
Jovens - Emprego
Jovens adultos
Individualidade
Dissertações
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA#
#3411867255817377423#
#600
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Pernambuco
Sigla da instituição: UNICAP
Departamento: Departamento de Pós-Graduação#
#-8854052368273140835#
#500
Programa: Mestrado em Psicologia Clínica#
#2996970088605564627#
#500
Citação: BOFF, Denise. A consolidação da autonomia e da identidade do jovem adulto pelo viés da profissionalização e o lugar da família. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Pró-reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós-graduação. Mestrado em Psicologia Clínica, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/994
Data de defesa: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:Psicologia Clinica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
denise_boff.pdfDissertação na íntegra1,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons